quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Eu sou o...

linda ilustração de Daniel Martin Diaz

Eu sou o...
Eu sou aquele que não deve nada além de ódio pros norte-americanos.
Eu sou aquela que limpou sua casa e não recebeu o salário em dia.
Eu sou aquela que agradeceu por você não bater mais no marido preso.
Eu sou aquele que entrega sua correspondência, você pega e nem olha nos meus olhos.
Eu sou aquela empregada que limpa o vidro pela terceira vez e ainda não está bom.
Eu sou aquele proletário que você paga quando acha que deve.
Eu sou aquele culpado por sobreviver ao massacre.
Eu sou aquele desinformado, abandonado.
Eu sou aquele descendente de algum rei angolano.
Eu sou aquele julgado, condenado e amargurado.
Eu sou aquele que tem antecedentes criminais no sangue.
Eu sou a cabeça encostada no vidro do ônibus, cansada e triste.
Eu sou o imigrante humilhado.
Eu sou um homem extraordinário, mas tentado por algo melhor que salário.
Eu sou aquele que queria a revolução.
Eu sou aquele que acredita em algo, depois da morte.
Eu sou aquele que chorou no enterro de mais um amigo.
Eu sou aquela que voltou sozinha, viúva e amargurada do hospital das clínicas.
Eu sou aquela que não dorme pelo filho.
Eu sou aquele que não dorme pela mãe.
Eu sou aquele que não vive, sobrevive.
Eu sou alguém em algum lugar, querendo algo.
Eu sou aquele que não tem e quer ter, mas sei que não terei.
Eu sou aquele que proporciona o terror.
Eu sou a voz mãe.
Eu sou o ouvido meu filho.
Eu sou todos.
Eu sou mais um sem direitos, só deveres.
Eu sou aquele que segura o fuzil.
Eu sou aquele que mata o menino que segura o fuzil.
Eu sou aquele que paga a droga e mantém a guerra.
Eu sou aquele que prega a guerra sem fim.
Eu sou aquele que canta a guerra sem fim.
Eu sou aquela que carrega baldes com água, e nota o sol, mas nem lembra mais da chuva.
Eu sou alguém no canto da casa, brincando com uma panela vazia.
Eu sou alguém no hospital enrolando a língua.
Eu sou mais um número na estatística.
Eu sou aquele que não compra o carro em promoção na televisão.
Eu sou aquele que divide um quarto com mais quatro.
Eu sou aquele que tem uma 12 de cano serrado.
Eu sou aquele que vai rezar mais uma missa de sétimo dia.
Eu sou aquele que continua de barriga vazia.
Eu sou aquela que usa farinha e bicarbonato.
Eu sou aquele que nunca voltou com o malote.
Eu sou aquela que reza pra não ter mais uma rebelião.
Eu sou aquela que sonha com uma casa com árvores e talvez uma piscina.
Eu sou aquele que faz o sangue espirrar no rosto da milionária.
Eu sou aquele que bota fogo no carro importado por ódio.
Eu sou aquele que só olha e sonha.
Eu sou aquele que mata o estuprador.
Eu sou aquele que você viu no Cidade Alerta.
Eu sou aquela que realiza suas preguiças no escritório.
Eu sou aquela que dá alimento pro filho e fica sem.
Eu sou alguém que um dia teve um sonho melhor.
Eu sou alguém que um dia teve um sonho.
Eu sou alguém que um dia queria ter um sonho.
Eu sou alguém que já acreditou na justiça.
Eu sou aquele que não quer a paz.
Eu sou aquele que não quer continuar na fome com a paz.
Eu sou aquele que a vida vale menos que 1 real.
Eu sou aquele que fumou seu relógio.
Eu sou aquele que descarrega na cabeça do irmão de favela sem dó.
Eu sou aquele que queria passar por uma formatura.
Eu sou aquele com roupa de motoboy estirado na avenida.
Eu sou aquele que faz a leitura da sua água e não ganha nem um café.
Eu sou aquele que agora tem um coração de gelo.
Eu sou aquele que ri do alarme da mansão.
Eu sou aquele que vigia a mansão.
Eu sou aquele que atua na hora do crime.
Eu sou aquele bom aluno que tá trocando tiro com a rota.
Eu sou aquele que foi o primeiro da classe, mas agora é último em esperança.
Eu sou aquela que pensou que o Brasil fosse boa coisa.
Eu sou aquele que cansou de esperar pelo Papai Noel.
Eu sou aquele que passa o dia inteiro jogando baralho sem perspectivas.
Eu sou aquela que espera o meu amor voltar do bar.
Eu sou a resistência em cada ponto deste país.
Eu sou alguém que um dia vai atirar na pessoa certa.
Eu sou alguém que jogou aquele ovo.
Eu sou alguém que não jogaria só ovos.
Eu sou aquele que vai pro show prestigiar o artista metido e insensível.
Eu sou aquele que reclama da televisão mas prestigia o mesmo canal todo domingo.
Eu sou aquele que algum dia vai acordar e ficar raivoso.
Eu sou aquele que algum dia vai dormir e ficar calmo.
Eu sou aquele que não agüenta mais essa porra toda.
Eu sou aquele que um dia vai paralisar este país.
Eu sou aquele que sozinho não vale nada.
Eu sou aquele que sozinho já sou o perigo.
Eu sou aquele que ensina seu filho e não ganha bem, não sabendo se limpa as mãos do pó do giz ou do sangue da exclusão social.
Eu sou aquele que passou por ti na calçada, que você olhou com pena, mas logo pensou em teus problemas que são maiores que minha fome.
Eu sou o povo.

mais uma tijolada do ferréz

Nenhum comentário: