segunda-feira, 11 de agosto de 2008

dia dos pais


- Cuidado, você deve imaginar o que fazem com monstros por aqui...
- Eu não sou um monstro!
- Eu sei, isso é o que os monstros sempre dizem.

Eu nunca confiei em meu pai... não que ele já tenha me dado motivos para isso, muito pelo contrario... talvez tenha sido os comentários maldosos da minha mãe... quando era bem pequeno lembro de alguém bem maior que eu dizendo que meu pai tinha cara de bandito...talvez mais de uma, ou mais de duas vezes... e hoje eu me pergunto o que significa ter cara de bandito?... e hoje eu sei que o fato de não confiar em meu pai, foi só um preconceito que eu aprendi nem sei de quem... a verdade é que ele nunca foi perfeito, assim como todo mundo, mas diferente da maioria ele não os escondia, era algo que fazia parte dele, fazia parte de sua identidade, ele tinha orgulho, pois era isso que definia sua humanidade... queria ter confiado e acreditado mais no meu pai... ele fazia de tudo, e eu duvidava até o último momento... nunca me deixou na mão, as poucas vazes que ele vacilou, como qualquer um é passível de erros, eu o culpei e fiz questão de deixar claro seus erros... mas é preciso crescer e amadurecer para entender algumas coisas... é preciso desaprender e aprender tudo de novo... sem dúvida meu pai não foi um pai comum e tradicional... com certeza ele era uma alma rebelde e nunca se adaptou ao sistema... talvez ele não tenha cumprido o papel de pai da forma que a maioria esperava dele... mas eu queria ter confiado mais nele, teria sido uma pessoa menos tensa... teria sido capaz de entender melhor o caos que é o mundo em que vivemos, que não temos controle de tudo... e que o que define um homem não é sua aparência, nem sua conta bancária... que atitudes valem mais do que palavras... a verdadeira coragem por trás do ato de oferecer a outra face... amar é perdoar... nosso pensamento é uma arma poderosa... e que como humanos devemos esperar (ter esperança), e trabalhar por um mundo melhor... essas coisas meu pai me ensinou, sem palavras... ironicamente ele nunca mentiu pra mim...


Nenhum comentário: