segunda-feira, 20 de julho de 2009

dia do amigo e 40 anos do homem na lua...


Hoje são 20 de julho... dia do amigo... um argentino resolveu comemorar o dia em que o homem pisou na lua porque considerou o primeiro passo para que os terráqueos pudessem fazer amizade com seres de outros planetas, anos depois essa data foi instituida como o dia do amigo em vários lugares do mundo... para comemorar essa data postarei uma das últimas entrevistas de Arthur C. Clarke, um dos grandes autores de ficção cientifica de todos os tempos, aos 90 anos, poucos meses antes de sua morte em 2008... para os amigos presentes e ausentes, distantes mas sempre juntos...

Qual a sensação de fazer 90 anos?
Bem, não me sinto um dia mais velho do que quando tinha 85. E cito Bob Hope: “Você sabe que está ficando velho quando as velas custam mais do que o bolo”. Mas a parte mais triste é que a maioria dos meus amigos e contemporâneos já se foi.

De tudo que você fez e escreveu, de que tem mais orgulho?
Eu tenho mais de 100 livros e mais de mil contos para escolher. Em termos de impacto, eu diria que foi “Transmissões Extraterrestres” (Wireless World, 1945), artigo em que inventei o satélite de comunicações e pelo qual eu recebi a grande soma de U$ 30. Em segundo fica o conto “A Sentinela”, escrito originalmente em 1948 para um concurso na BBC (não ganhou!) e que virou um certo filme que fiz com Stanley Kubrick (2001: Uma Odisséia no Espaço).

O mundo de hoje – Mudanças climáticas, guerras – o preocupa? Você previa um futuro tão sombrio para nós? Será que prevaleceremos?
Eu tenho grande fé no otimismo como filosofia, porque nos oferece a oportunidade da profecia que se faz cumprir. Gostaria de pensar que aprendemos algo com o século mais violento da história e ao qual conseguimos sobreviver – o XX. A mudança climática é resultado do nosso vício em petróleo e carvão. Desenvolver fontes de energia limpa nos próximos anos pode impedir que pioremos a situação, mas teremos que viver com muitas conseqüências adversas por conta da nossa intromissão planetária. Mas a humanidades vai prevalecer.

Qual você acha que é a maior ameaça que nós, como raça, estamos enfrentando?
A religião organizada que polui mentes enquanto finge dar moralidade e salvação espiritual. Ela está disseminando o vírus mais maldoso de todos. Espero que um dia possamos superar essa noção primitiva, como eu previ em 3001: A Odisséia Final.

Se você governasse o mundo, o que mudaria?
Eu impediria estados e governos de se misturar com religião. Isto é letal e deixa milhões na miséria. A religião deve ser um assunto muito particular, nunca um esporte para espectadores.

Quem você mandaria para um universo paralelo?
Advogados e padres!

Se você não estivesse dando esta entrevista. O que estaria fazendo?
Sonhando. Eu agora tenho que sobreviver dormindo 16 horas por dia, mas gosto dos sonhos vívidos que tenho. Posso estar em cadeira de rodas, mas minha mente passeia por todos os lugares.

Se você pudesse viajar para qualquer lugar do universo, em qualquer período, quando e onde seria e por quê?
Gostaria de estar presente no primeiro contato com extraterrestres – desde que eles não fossem tão desagradáveis quanto o H sapiens.

Você pensa na hipótese de ser congelado criogenicamente?
Eu não tenho desejo de ser congelado ou ser preservado de qualquer forma. Meu jardim em Colombo guarda os túmulos de vários animais de estimação queridos, e um dia – espero que ainda distante – minhas cinzas serão depositadas ao lado deles.

Qual é sua mensagem para os jovens pensadores, cientistas e escritores do mundo de hoje?
Lembrem-se das três leis de Clarke:

1- Quando um cientista importante, mais velho disser que algo é possível, ele quase sempre terá razão. Quando diz que algo é impossível, provavelmente está errado.

2- A única forma de descobrir os limites do possível é se aventurar um pouco além do impossível.

3- Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da mágica.









2 comentários:

Shorthings disse...

voce é o amigo que sempre abala com palavras...que sempre choca com palavras...que sempre traz algo significante com palavras. Algo significante é algo que voce é. Nos vemos em breve, amigo.

nefisto disse...

grande jovem